Você conhece a Associação Bicho Gerais?

Associação Bichos Gerais é organização não governamental formada por um grupo de pessoas com competências  variadas que se interagem e coordenam  projetos e processos  que dão sustentação a gestão estratégica definida para a instituição. É premissa da mesma que as pessoas que a ela se associem tragam na bagagem da alma o amor aos animais, o desprendimento e vontade espontânea de dedicação a causa.

Da mesma forma que existem milhões de crianças abandonadas existem, também, numa proporção consideravelmente superior, milhões de cães e gatos abandonados, papagaios, araras, jaguatiricas , pássaros apreendidos pelo tráfico o que não deixa de ser uma realidade assustadora, pois seres humanos e animais, desde que não tenham um tratamento higiênico e de saúde adequados são portadores de vírus em idênticas proporções, gerando surtos epidêmicos ou estimulando o desenvolvimento de moléstias de alto risco.

A Bichos Gerais trabalha em atividades que possam atuar no desenvolvimento de uma política mais eficaz  que busque resguardar o direito a uma vida digna a todos os seres vivos .

Missão: Promover o respeito do cidadão mineiro pelo mundo animal com programas e projetos que estimulem a posse responsável, o controle populacional e a melhoria da qualidade de vida de espécies silvestres apreendidos.

Desenvolvemos 02 tipos de trabalhos básicos que perpassam todas as atividades da instituição:

  1. Conscientização
  2. Atendimento aos animais

E que visam:

  1. Aumentar o Respeito pelos Animais
  2. Diminuir a População de Animais Abandonados e Maltratados

As atividades operacionais estão amparadas em 04 sub temas formados de objetivos estratégicos  que são desenvolvidos através de vários projetos e processos.

Guarda responsável:

  • Promover e Participar de Atos Públicos
  • Incentivar e Apoiar  Denúncias de Maus Tratos aos Animais
  • Promover Ações Educativas
  • Elaborar Materiais Educativos

Controle Populacional:

  • Esterilizar Animais Domésticos Gratuitamente
  • Esterilizar  Animais Domésticos a Preço de Custo
  • Promover a Adoção em Detrimento à Comercialização

Atendimento Veterinário:

  • Oferecer à População de Baixa Renda Atendimento
  • Veterinário Básico
  • Promover o Controle de Zoonoses

Conservação de Fauna:

  • Amparar os Animais Silvestres Vítimas do Tráfico
  • Pesquisar a População de Animais em Extinção
  • Promover a Educação Ambiental

A fonte de recurso da Associação Bichos Gerais provém  do rendimento auferido em clínica veterinária de sua propriedade localizada na Rua Pitangui, 3556. Através dessa atividade comercial é possível viabilizar os recursos necessários para custear as despesas com  os seguintes projetos:

NAV – Núcleo de Atendimento Veterinário – Posto de Saúde para os animais domésticos residentes na comunidade Vila Bispo de Maura – no município de Ribeirão das Neves. São atendidos por veterinários contratados, semanalmente, 50 animais que recebem também a medicação e a vacinação gratuita, além de intervenções  cirúrgicas que, quando necessárias, são realizadas na Clinica da ONG ou na Animal Center, clínica parceira. Semanalmente também são realizadas cirurgias de esterilização para controlar o crescimento da população animal.

ELO – Cirurgias gratuitas de esterilização em cães e gatos pertencentes a famílias carentes ou abandonados e que são acompanhados e monitorados por protetores, sem vínculo com a Bichos Gerais. Para esse projeto contamos com o apoio da Fundação Caminho Verdade e Vida  que cede o espaço.

Projeto Félix – Acompanhamento e monitoramento dos gatos residentes no parque René Gianeti com ações que visam  reduzir a população residente, o abandono de crias, e manutenção da saúde dos felinos .

Projeto de Conservação de Fauna – Através de um convênio com a Clínica Animal Center a Bichos Gerais  abriga inúmeros animais entre pássaros, papagaios, maritacas, macacos para receberem o socorro veterinário necessário até o retorno para a natureza quando é possível. Estes animais são trazidos pelo IBAMA que não tem condições de recebê-los. Já foi concluído o projeto de construção  de  Centro de Conservação de Fauna que além de pretender ser   uma instituição de excelência em estudos da fauna brasileira promoverá  a expansão dos programas de educação ambiental já experimentados  pela ABG, porém de forma mais abrangente e sistematizada e viabilizará  uma vida digna a animais vítimas do tráfico, cativeiro clandestino, acidentados ou provenientes de áreas de risco .

Precisamos muito da colaboração da sociedade civil para nos ajudar em nossos projetos.

Muitas vezes não são ações de grande vulto ou que exijam um compromisso grande de tempo, mas que exigem compromisso e responsabilidade com a tarefa assumida. Caso você queira saber um pouco mais pode escrever para o e mail: abichosgerais@gmail.com

Doações:

Banco: Itaú
Agência: 3161
Conta: 13907-0
CNPJ: 04.440.700/0001-58

Endereço:

Rua Pitangui, nº. 3556, Horto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
CEP: 31035-570
Telefone: +55 – (31) 3481-1968 /(31) 3086-2415
Web: www.bichosgerais.org.br

Sua doação ajudará na realização dos trabalhos da Associação Bichos Gerais!

Comments

comments