Que fruta dar?

395449-Frutas-refrescantes-excelentes-para-o-verão

O calor ainda não foi embora. Às vezes seu cãozinho não se alimenta da forma adequada. Você quer dar algo a mais para o seu peludo aliviar o estômago, mas não sabe o quê. O que muitas pessoas não sabem é que cães não só comem frutas, como as adoram. Então aqui vão algumas dicas.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que fruta não substitui refeição. Você nunca deve dar somente fruta para seu cão.  Ele precisa comer a ração, nos horários que você estabeleceu, porque somente ela fornece todos os nutrientes necessários para uma alimentação completa e o bem-estar do animal. A fruta para eles é um petisco. Algo como o chocolate, ou biscoito para os seres humanos.

Melancia é uma das frutas que o cachorro pode comer

A segunda coisa é referente à quais frutas você pode dar. Algumas delas podem causar efeitos colaterais em cães com o organismo mais sensível (o meu cão ficou com a barriga estufada ao comer um pouco de melão). Quando esse tipo de situação acontecer, suspenda!

Terceiro. Algumas frutas não podem em hipótese alguma ser dadas aos ‘aumigos’ e são elas: abacates, que são tóxicas, uvas, passas e ameixas, elas podem provocam lesões renais. Evite frutas muito gordurosas ou cítricas. As gordurosas são mais difíceis de serem digeridas. Já as cítricas, em grandes quantidades, podem fazer mal ao intestino grosso causando fermentação no órgão. Nunca dê também caroços de maçã. Eles contêm cianeto, que é uma substância tóxica e compromete o estômago.

 

O abacate contém uma toxina e portanto não devem ser dados aos cães

Quais frutas posso dar então?

Mamão, melancia, melão, manga, pera, polpa de coco, morango, goiaba e até banana. Todos os caroços das frutas devem ser retirados antes do seu cãozinho ingerir a fruta. Qualquer dúvida ou problema consulte o médico veterinário. No mais, bom apetite!

 

Meu Floquinho saboreando seu pedaço de manga

Lígia Souto

Jornalista pela UFMG, 24 anos de amor incondicional ao cães. O meu objetivo é conscientizar as pessoas para a importância de cuidar bem do animal de estimação que muitas vezes é considerado como membro da família. Espero contribuir para o conhecimento das pessoas sobre o ato de adotar cães SRD ou ajudar aqueles que precisam de uma mão-pata amiga.

  • Midian Penha

    Meus cachorros e gatas amam frutas.

  • leticia

    Meu poodlo toy adora comer pera

  • Lígia

    O Rot do meu namorado gosta bastante de limão. Mas frutas cítricas devemos tomar cuidado, pois podem provocar acidez no estômago quando em excesso.

  • Ana Lucia

    Meu rottweiller adora comer mexerica e laranja.