Dez razões para você NÃO ter um cachorro

Mais uma matéria ótima do CaninaBlog para te ajudar a decidir se você está no momento de adotar um cão.

O especialista em comportamento animal, Gustavo Campelo, propôs algumas perguntas-chave para você avaliar se está no melhor momento para adotar um novo amigo.

São elas:

1. COMO devo fazer a minha escolha?

Cães definitivamente não devem ser dados como presente. A escolha de um cão vai muito além do tamanho, beleza ou raça do animal e depende de vários fatores. O importante é saber analisar o comportamento individual do animal e comparar com a rotina e estilo de vida do novo proprietário. Se isso não for feito, as chances do presenteado não gostar do presente são grandes e como consequência, maiores também são as chances do animal ser mal tratado ou mesmo abandonado.

2. SEI impor regras?

Cães não conhecem nossas regras sociais, precisamos educá-los e isso leva meses. Você realmente está disposto a utilizar seu tempo de férias e festas educando seu novo companheiro?

3. TENHO tempo disponível?

Todos os cães precisam de atividades físicas e mentais diárias. Isso significa que o animal precisa de caminhadas e exercícios que estimulam e desafiam a mente do seu cão. E eles precisam disso por toda a vida. Você sabe como fazer isso? Se sim, você tem essa disposição?

4. FATOR paciência

Durante o processo de educação é comum acontecer acidentes como xixi no tapete e mordidas em alguns móveis. Você tem paciência para passar por essa fase (que pode durar meses)?

5. ESTOU pronto financeiramente?

Todo animal vai precisar de uma ração de boa qualidade, banho, idas ao veterinário, vacinas, vermífugo, brinquedos, coleiras, entre outros. Calcule bem todos os custos para não se surpreender depois.

6. QUEM vai recolher a cáca?

Será necessário limpar as necessidades todos os dias mesmo que seu cão acerte todas no jornal. Mesmo quando passear, você tem a obrigação de recolher. Lembre disso!

7. FATOR férias

Durante as viagens da família, se seu cão não puder ir, será necessário deixá-lo em algum hotel para cães – mais um custo que não pode deixar de ser calculado.

8. VOU precisar de ajuda?

Se você é um proprietário inexperiente talvez sinta dificuldades no processo de educação do cão. Pode ser preciso contratar um bom profissional especialista em educação de animais para auxiliar nesta tarefa.

9. AS crianças

Seus filhos querem muito um cachorro. Mas será que eles estão dispostos a participar da rotina do cão?

10. COMPANHEIRO por anos

Não se esqueça da responsabilidade desta escolha. O cão será seu companheiro pelos próximos 15 anos, em média. Você está disposto a cuidar dele até na velhice?

Se você está ciente e já pensou em todas essas questões e mesmo assim está disposto a enfrentar essas etapas, você está pronto para ter um cãozinho em casa neste Natal e nos próximos anos.

Fonte: CaninaBlog – Visite!

 

Comments

comments