Principais vacinas do cão e do gato

vacina-gato

Os animais de estimação também necessitam de vacinação como os seres humanos. Tanto na sua fase de filhote quanto ao longo da sua vida adulta.

A imunização dos pets, se inicia entre 45 dias e 60 dias de idade, concluindo o ciclo vacinal com mais ou menos 120 dias de idade. As primeiras doses das vacinas são de grande importância para a formação imunológica dos animais contra suas principais doenças. Após o cumprir o ciclo das 3 primeiros doses vacinais as doses passam ser anuais por toda a vida do pet.

Vacina para cães: Polivalente Canina:  Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina causada pelos seguintes sorovares: L. canicola, L. icterohaemorrhagiae, L. grippotyphosa e L. pomona.

Raiva:  Vacina inativa contra o vírus da raiva de gatos e cães.

Vacina para gatos: Polivalente Felina: Essas vacinas estão divididas em V3, V4 e V5.

V3:  é uma vacina que combate um menor  numero de agentes entre eles estão: o da Panleucopenia felina e do complexo da gripe (Rinotraqueíte e Calicivirose).

V4: é uma vacina parecida com a V3, mas atinge mais uma doença ( Clamidiose).

V5: A mais completa das vacinas (Polivalente), além de possuir as demais eficácias como a V3 e a V4, também possui eficácia contra a Leucemia felina uma doença de grande incidência nos gatos, principalmente os que vivem na rua e em grandes grupos.

Nunca vacine seu animal em agropecuária (vacina de balcão) ou em locais que não possua assistência de um Médico Veterinário competente.

Essa matéria é uma contribuição do veterinário Paulo Machado, colaborador do AmoCão.com

Thais Alcântara

Publicitária, designer, diretora de arte e amante incondicional de animais.