Vou contar um segredo – Manifesto de uma veterinária

Gostaria de contar um segredo, pode até parecer bobagem, mas é a pura verdade: ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NÃO É DE PELÚCIA! EU SEI QUE PARECE, MAS NÃO É!

 

Como trabalho com eles resolvi contar para todos os seres humanos que esses animais não falam, mas também não precisa ser muito inteligente para saber o que eles querem ou precisam.

 

Então vou abrir o verbo: animal custa CARO, e como diz meu colega de trabalho (Dr. Abílio) bicho NÃO É PRA QUEM QUER, É PRA QUEM PODE!

 

Lá vem a novidade: eles comem, bebem água, dormem, defecam, urinam, precisam ser ensinados com amor e sabedoria, precisam de vacinas, ser levados ao veterinário de vez em quando, de higiene, de espaço, PRECISAM DE CARINHO!!! Sem contar os animais epiléticos, paralíticos, asmáticos, alérgicos, com doenças auto-imunes… É ISSO ACONTECE COM OS ANIMAIS TAMBÉM!!! Meu Deus, são tantas necessidades que um cão ou gato não podem ser comprados para satisfazer uma necessidade humana!!! Não compre um animal porque você está carente, sabe porque? Eles podem sofrer de carência! Eles podem ter depressão, ansiedade de separação, isso é comum em cães!

 

Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, eles não nasceram por acidente, porque alguém esqueceu a pílula! Então se você tem um animal, CUIDA!!! Pelo menos por este ser VIVO seja responsável, ele NÃO VIVE SEM CUIDADOS…

 

Agora, se depois que eu contei esse super segredo, você ainda quiser ter um animal de estimação, CONSULTE um veterinário antes de comprar ou adotar! Pergunte sobre a raça, tamanho quando adulto e as necessidades especiais de cada animal, CONHEÇA um animal adulto, SAIBA dos trabalhos de criar um filhote…

 

Outro detalhe: ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NÃO DEVE SER DADO COMO PRESENTE, justamente por toda a responsabilidade que isso implica, ele não é um presente, não pode trocar o “produto”, nem o tamanho, não tem garantias, NEM DEVOLUÇÃO, OK?

 

Aline P. Cerqueira (Médica Veterinária) – alinecvet@yahoo.com.br

Comments

comments